A Cidade de Bofete 

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO
O nome "Bofete" foi dado à cidade por causa de um morro que se encontra no município. Segundo se conta, havia no morro uma pequena câmara escavada na rocha, onde os tropeiros que viajavam de Minas Gerais ao Paraná costumavam guardar alimentos não perecíveis e água fresca para seus colegas que utilizavam a mesma rota. Este acordo, que por sinal persiste ainda hoje na Floresta Amazônica entre seringueiros e garimpeiros, perdurou, na região, até o início do século XX e determinou, assim, que o nome do dito relevo fosse "Morro do Buffet", que, em francês, quer dizer, literalmente, "aparador de comida".

A denominação, obviamente, foi abrasileirada para Bofete e acabou se impondo ao pequeno vilarejo, que até ali se chamava "Samambaia", "Freguesia do Rio Bonito" e "Bofete" que pertenceu, sucessivamente, a Botucatu e Tatuí, até se emancipar como vila.

DADOS GERAIS
O Município de Bofete se localiza na região Centro Sul do Estado de São Paulo e faz limite com os municípios de Pardinho, Botucatu, Anhembi, Conchas, Porangaba, Torre de Pedra, Guareí, Angatuba e Itatinga.

A posição geográfica da sede do município está a uma latitude de 23º"S, a uma longitude de 48º"W de Greenwich, possui 656 km² de área e está distante 190 km da capital paulista.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Tem em suas terras a interessante formação geomorfológica "O Gigante Adormecido" e as "Três Pedras" onde conta a lenda que os jesuítas da Fazenda Botucatu se protegiam dos ataques indígenas e onde teriam escondido seus tesouros, roubados pelos bandeirantes.

VIAS DE ACESSO
Rodovia Castelo Branco, Km 183
Rodovia Marechal Rondon, Km 230 (aprox.)

DISTÂNCIAS DA CAPITAL E PRINCIPAIS CIDADES
São Paulo: 192 km
Botucatu: 46 km
Avaré: 96 km

ATIVIDADES ECONÔMICAS
Silvicultura, Cultivo de Laranja, Agropecuária, Integração de Aves e Loteamentos para chácaras de veraneio

PRINCIPAIS INDÚSTRIAS
Zanquetta Alimentos, CPR Reciclagem de Fios de Cobre

COMÉRCIO
Conta com comércio e prestação de serviços relativamente pequeno mas capaz de satisfazer plenamente as necessidades locais e turísticas

FRUTAS PRODUZIDAS
Laranja (exportação)

CLIMA PREDOMINANTE
Clima mesotérmico úmido com inverno seco

RIOS - LAGOS - REPRESAS
Rio do Peixe, Rio Bonito, Rio Santo Inácio, Rio da Ponte Alta, Rio Jacutinga e Rio do Óleo

ALTITUDE MÉDIA - TOPOGRAFIA
576 metros acima do nível do mar com relevo levemente ondulado apresentando corrugações típicas da cuesta

ÁREA
656 Km²

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
CIT - Centro de Informações Turística
Rua Benedito Cordeiro de Campos, 36 - Jardim Cordeiro
Telefones: (14) 3883.1527
E-mail: turismo@bofete.sp.gov.br